O Bebê
Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
As células nervosas dos sentidos estão sendo desenvolvidas nessa fase; as complexas conexões exigidas para o desenvolvimento da memória e do raciocínio estão em formação. O bebê já mede em média 24 cm e pesa cerca de 300 a 370 g.
Nesta semana seu obstetra irá solicitar o ultrassom morfológico. Este ultrassom é um exame que permite avaliar em detalhe a anatomia interna e externa do bebê. A via de acesso é via transabdominal, mas se for necessário poderá ser complementado com o exame transvaginal (para avaliar o colo uterino ou alguma estrutura que não foi visualizada pela via abdominal).
A futura mamãe
O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de "Liquid Paper" (engraçadinha essa né ?). Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora.
Bom, nesta fase os enjoos já se foram; já estou no segundo trimestre da minha gestação e estou numa fase maravilhosa que é só de comer e engordar... ¬¬'
Tirando as comidas, está tudo muito ligth.
Esta é uma ótima época pra se começar o enxoval!!! *-*
O futuro papai
Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário